Parques e Áreas Verdes
Matinha de Queluz




A Matinha de Queluz é um pequeno espaço florestal murado, inserido na malha urbana da cidade de Queluz, englobando um conjunto de vegetação espontânea considerada um testemunho residual da formação vegetal que cobriria a zona.
Ecossistema sensível de conservação prioritária, é igualmente considerada um povoamento de relíquia com sobreiros e outra vegetação natural, sendo entendida no meio científico como uma potencial reserva genética.
Tornou-se propriedade da Casa Real após a restauração em1640 e, com a construção do Palácio de Queluz iniciada em 1747, tornou-se num espaço destinado à caça e à realização de touradas.
Em 1975 foi cedida pela Direção Geral da Fazenda Pública à Direção Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas e, em 1986, um despacho ministerial reconheceu-lhe aptidões de recreio e lazer e integrou-a no então Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza, atual Instituto da Conservação da Natureza.
Em abril de 2006, é celebrado um protocolo, entre o Instituto da Conservação da Natureza e a Câmara Municipal de Sintra, que conferiu à autarquia a manutenção e beneficiação da Matinha de Queluz, bem como a gestão do uso do espaço para promoção de atividades relacionadas com a vocação da área em causa, incrementando a sua fruição por diferentes públicos.
Atualmente a gestão da Matinha de Queluz passou a pertencer à sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua, após um protocolo celebrado entre esta entidade, a Câmara Municipal de Sintra e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, no dia 25 de abril de 2018. A Parques de Sintra-Monte da Lua comprometeu-se assim a assegurar a sua salvaguarda e manutenção, mantendo o acesso gratuito à população.
Horário: Segunda a Domingo das 08h00 às 18h00
Jardins do Palácio Nacional de Queluz




Os jardins de Queluz foram desenhados pelo arquiteto e ourives francês Jean Baptiste Robillion. Os dois jardins superiores estão separados entre si e do resto do parque por balaustradas decoradas com esculturas em pedra.
O Jardim de Malta, de menores dimensões, (construído onde anteriormente se localizava um espelho de água), em frente às fachadas das Salas do Trono e da Música, era assim chamado em referência à Ordem de Malta, da qual D. Pedro III era Grão-Mestre.
O Jardim Pênsil ou de Neptuno, no eixo da Fachada de Cerimónias, deve o seu nome ao facto de assentar parcialmente sobre um reservatório que recolhe o excesso das águas dos dois grandes lagos que o decoram: o Lago de Neptuno e o Lago da Anfitrite ou da Nereida. A decoração dos canteiros geométricos, delineados em buxo, sugere um “parterre de broderie” à francesa. Todo o conjunto se apresenta decorado com lagos, vasos, urnas e estatuária em mármore, provenientes na sua maioria de Itália, e ainda com esculturas em chumbo do atelier londrino de John Cheere, predominando as temáticas relacionadas com a mitologia clássica.
Fonte: Parques de Sintra-Monte da Lua
Aos domingos, os munícipes de Sintra podem visitar o Palácio Nacional de Queluz e os Jardins gratuitamente, mediante a apresentação de um comprovativo de morada.
Horário: Segunda a Domingo das 09h00 às 18h30 (última entrada 17h30)
Mais informação sobre estes Jardins
Jardim Conde de Almeida Araújo




O Jardim Conde de Almeida Araújo fica localizado no centro de Queluz. É constituído por um longo pavimento empedrado e canteiros de flores que acompanham toda a extensão do jardim. Pode encontrar no local uma ludoteca, um parque infantil, e apreciar uma escultura de Rogério Timóteo "Ritos de Passagem".
Jardim Conde de Almeida Araújo
Rua Conde de Almeida Araújo | 2745-060 Queluz
Horário: segunda a domingo das 00h00 às 24h00
Parque Urbano Felício Loureiro




Situado no extremo norte do Palácio Nacional de Queluz e com cerca de 10 hectares, o Parque Urbano Felício Loureiro, pretende dar resposta às necessidades lúdicas, desportivas e recreativas da população.
Dividido em duas zonas amplas, sendo que uma se prolonga pelas margens da ribeira, este parque destina-se a todas as faixas etárias, disponibilizando excelentes condições para a realização de atividades físicas, como desporto, corrida, recreio ativo, jogos com bola e fitness ao ar livre. É composto, entre outros equipamentos, por uma escultura de José Pedro Croft, um parque infantil, posto de equipamento fitness, parque de merendas, campo polidesportivo e percursos de estadia informal.
Com uma topologia variada, encontram-se plantados agrupamentos arbóreos (pinhal e folhosas dispersas) que darão origem a matas, acompanhadas por manchas de arbustos e herbáceas de coloração variada, tornando este local aprazível para momentos de lazer.
Horário: segunda a domingo das 00h00 às 24h00

